Estamos ainda em novembro, há mais de 30 dias do início oficial do nosso verão, no entanto as temperaturas já batem facilmente a casa dos 35° C ou mais. Assim como nosso corpo merece cuidados simples, porém muito importantes, seu carro também demanda uma atenção especial quando as temperaturas sobem. Veja abaixo nossas dicas:

1 – Fuja do sol

Nem sempre é possível manter o carro à sombra, mas é importante saber que o sol pleno irá danificar no médio prazo, desde a pintura até o painel e o estofamento do veículo. Por isto, quando não for possível estacionar na sombra, procure utilizar os painéis de papelão no para-brisa. As películas insulfilme ajudam a proteger o sol nos demais vidros.

2 – Cristalização, o protetor solar do seu carro

Invista em uma cristalização para o seu veículo, mesmo que ele tenha acabado de sair da concessionária. Aliás, fica aqui uma dica: cristalize seu carro assim que ele sair da concessionária, além de manter a pintura perfeita por mais tempo, o serviço de cristalização do carro 0 km é muito mais barato. A cristalização protege a pintura através de uma resina que é aplicada durante o processo criando uma película protetora sobre o verniz. Além de um acabamento estético bonito, você garante que a pintura do seu carro fique em boas condições por muito mais tempo.

3 – Cuidado ao lavar o carro

Aqui a dica é clássica: o ideal é sempre procurar por uma empresa especializada (e bem recomendada) para realizar a limpeza tanto externa quanto interna do seu veículo. Isto porque empresas especializadas, além dos produtos específicos para uma limpeza adequada, geralmente possuem uma equipe para realizar o serviço de forma muito mais rápida e econômica (principalmente quanto ao uso de água). Porém, se você é daquele tipo que gosta de lavar seu carro em casa, fique atendo à estas dicas: usar sempre detergente neutro específico para lavar carros, usar sempre pano macio e úmido, nunca use pano seco, principalmente em carros de cor escura. Lavar sempre à sombra, pois resíduos de detergente sobre a pintura podem danificá-la a ponto de somente com uma nova pintura conseguir recuperá-la. Sempre seque seu carro após a lavagem para evitar marcas de gotas d´água, que só saem com a cristalização. E a mais importante nos dias de hoje: muito cuidado com o desperdício de água.

4 – De olho na calibragem dos pneus

O asfalto quente desgasta e altera a pressão dos pneus com mais frequência do que quando o clima possui temperaturas mais amenas. Por isto, com o clima quente as checagens da pressão dos pneus devem ser mais frequentes. Isto é essencial para a durabilidade dos pneus e a segurança de motoristas e passageiros.

5 – Cuidado com o ar condicionado

Sem dúvida um carro com ar condicionado é muito bem vindo no verão, porém esta regalia merece cuidados essenciais. Primeiro de tudo a manutenção regular com limpeza e troca de filtro, pois a poeira acumulada pode causar sérios problemas respiratórios. Outro ponto é não ligar o ar condicionado assim que entrar no carro, principalmente se ele ficou um logo período exposto ao sol. Dirija alguns metros antes, deixe o ar quente sair. Desta forma você não sobrecarregará o ar condicionado e sentirá mais rapidamente sua refrigeração.

6 – Sistema de arrefecimento do carro

O sistema de arrefecimento é vital para o carro em qualquer época do ano. Porém no verão ele é ainda mais requisitado. Observe bem a luz indicadora de aquecimento do motor no painel do seu veículo e a qualquer sinal de aquecimento acima do normal procure assistência técnica. Um check-up no sistema de arrefecimento inclui analisar a bomba-d´água, mangueiras e reservatório, ventoinha, água do radiador e aditivos, e claro a válvula termostática, responsável por indicar corretamente a temperatura no painel do veículo.

7 – Bancos de couro, atenção à hidratação

Veículos com estofamento em couro requerem atenção especial no verão. O risco de ressecamento e desbotamento é maior em altas temperaturas. Além dos cuidados ao estacionar ao sol, utilizando películas nos vidros e protetores nos para-brisas, a hidratação dos bancos é fundamental para mantê-los confortáveis e bonitos. Procure um empresa especializada que utilize os produtos adequados e de boa procedência para garantir a durabilidade e a qualidade do serviço.

8 – Borrachas de vedação e limpador de para-brisa.

Elas são as principais vítimas do ressecamento provocado pelo sol direto e altas temperaturas. No caso das borrachas de vedação, há produtos específicos para sua limpeza e conservação, geralmente aplicados a cada lavagem completa em lavadores especializados. No caso das palhetas dos limpadores de parabrisa a regra é checar pelo menos uma vez ao ano. Afinal junto das altas temperaturas chegam as chuvas repentinas e quando menos se espera você precisará muito delas.

Assessoria de Comunicação da Aylton Car
Otimizze & Atro · Comunicação Estratégica

Menu