A maioria dos clientes sempre fica com um pé atrás quando houve falar de Cristalização. O motivo é simples: uma grande quantidade de boatos (a maioria sem fundamentos) causa insegurança e medo, afinal ninguém quer ter seu veículo com a pintura desgastada, por exemplo. Vamos saber um pouco mais sobre os mitos e verdades da Cristalização:

» Cristalização desgasta a pintura do veículo. MITO

Esta ideia de desgaste da pintura surgiu por dois motivos.
O primeiro são os carros com a pintura extremamente danificada (apenas 10% dos casos que chegam às oficinas para reparação) e que, a remoção de uma fina camada do verniz seja necessária para garantir uma cristalização com bom acabamento e durabilidade.
O segundo motivo para este mito é clássico em todos os segmentos de mercado: profissionais pouco capacitados e/ou uso equivocado de equipamentos e produtos com baixa qualidade.
Ou seja: em 90% dos casos é feito apenas o polimento do carro para a limpeza da superfície, com o objetivo de devolver à pintura a aparência lisa e uniforme, preparando-a para as demais etapas da cristalização.

 

» Cristalização remove riscos da pintura. MITO

O polimento até pode remover pequenos riscos, desde que estes não tenham atingido o verniz da pintura. Uma dica simples é: passe levemente a unha na vertical do risco (atravessando-o). Sentiu o baixo relevo? Se sim, este risco não será removido apenas com a cristalização, e sim com a repintura da área riscada.

 

» Dá para cristalizar o carro em casa. MITO

Para que o processo seja feito de forma eficiente, é necessário que o responsável possua os produtos e maquinários adequados para o polimento e o posterior espelhamento ou cristalização. Caso contrário, serão enormes as chances da pintura ficar ainda mais danificada, inclusive aumentando o dano já existente.
O ideal é sempre buscar a contratação de profissionais qualificados, treinados e certificados pelas empresas fabricantes dos produtos de polimento/espelhamento e cristalização.
Estes profissionais possuem experiência e ferramentas adequadas para realizar o serviço com garantia e qualidade.

 

» O ideal é cristalizar o carro assim que ele sai da concessionária. VERDADE

Recomenda-se a aplicação de cera super protetora (no caso do Espelhamento) ou resina (no caso da Cristalização) assim que o veículo sai da concessionária.
Isto porque, ao sair da concessionária a pintura do veículo não está protegida de raios ultravioletas, intempéries etc., este será o papel da cristalização/espelhamento: proteger a pintura original do veículo destes agentes.
Com uma grande vantagem: como trata-se de uma pintura nova, ainda não houve contaminações inerentes ao uso do veículo e, por este motivo, o processo de cristalização/espelhamento para carros novos é geralmente mais barato que em carros com algum tempo de uso.

 

» A Cristalização protege seu carro por 3 anos ou mais. MITO

Na verdade, apenas o fabricante da resina que vende o produto pode responder com segurança sobre o tempo de proteção. No caso da Cera Super Protetora (Paste Wax 3M), a garantia é de que ela protege por até 24 lavagens ou 6 meses, desde que o cliente faça a manutenção correta, com shampoo automotivo e demais produtos específicos para linha automotiva (panos, buchas, etc.). Caso o cliente lave o carro com Ativado Solupan, o mesmo removerá imediatamente a cera que é à base d´água e gordura vegetal, perdendo assim a proteção e manutenção do brilho.

 

» Cristalização retira marcas de fezes de pássaro. MITO

Caso as fezes permaneçam por mais de 2 dias na pintura do veículo, elas iniciam um processo de oxidação do verniz ou da tinta. Por serem ácidas, elas penetram e agridem a pintura, impossibilitando qualquer remoção através de polimento. Como forma de prevenção, sugerimos que o proprietário do automóvel realize uma limpeza superficial com água e sabão, no mesmo dia em que o pássaro defecou no veículo, evitando assim possíveis defeitos na tinta ou no verniz.

 

» Encerar o carro após ser cristalizado ajuda a na durabilidade da cristalização. MITO

Este é um erro muito comum dos proprietários de veículos. Não se deve encerar o carro após ter sido feito a cristalização ou espelhamento. Isto porque a nova cera irá substituir a cera do processo anterior, então na verdade, com esta atitude o proprietário estará fazendo exatamente o contrário: diminuindo a durabilidade da cristalização ou espelhamento.

Apesar de o termo cristalização ser o mais utilizado pelos clientes que chegam até a nossa oficina, aqui na Aylton Car o serviço oferecido é o Espelhamento, com produtos e técnicas desenvolvidos pela 3M. Aos clientes que executam o serviço de espelhamento na Aylton Car é sempre recomendado que 1 vez a cada 2 meses ele retorne à oficina para lavar e reaplicar a cera, a mesma utilizada na última etapa do processo de espelhamento. Assim o carro estará sempre com seu espelhamento em dia, aplicando o produto correto com o método ideal, por um valor em média 70% mais barato que o processo completo de espelhamento.

Conheça todas as etapas do processo de cristalização (espelhamento) realizados na Aylton Car.

1 Comentário.

Menu